quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Tolerância - Parte I

Tolerância

Conhecer o significado das palavras amplia a compreensão que as pessoas têm da vida. Por isso, muitas vezes, uso da definição dada pelo dicionário para falar sobre os temas. E tolerância quer dizer: “Ato de admitir a outrem uma maneira de pensar ou agir diferente da adotada por si mesmo; ato de não exigir ou interditar, mesmo podendo fazê-lo”.

Estamos vivendo numa época em que a tolerância é muito pouco praticada. Tenho visto pessoas “baterem no peito” afirmando que já foram muito tolerantes, mas que agora não dá mais. Na verdade, foram coniventes e negligentes. Coniventes porque, desde o início da situação que agora incomoda, foi detectado que não seria o melhor caminho. E mesmo assim silenciaram. Negligentes porque deixaram passar o momento em que a situação deveria ter sido conversada, analisada e melhor definida. Então vem depois aquela sensação do “como pode ser isso?”. Alguns ainda dizem que, no início, não era assim. Pura tentativa de neutralizar suas responsabilidades sobre os feitos.

Se observarmos o quanto não gostamos que as pessoas façam diferentemente do que estabelecemos como correto, perceberemos quão pouco praticamos a tolerância. Quão pouco admitimos que os outros pensem ou ajam de forma diversa à nossa. E aí os conflitos ocorrem. As imposições passam a acontecer, pois quase sempre há uma relação de poder: o marido sobre a esposa, a mãe sobre o filho, o chefe sobre o subordinado e assim por diante.

Ser tolerante tem muito a ver com a auto-estima, pois alguém que necessite se auto-afirmar a cada momento, não poderá praticá-la. Como admitir diferenças se não aceitamos que existem tantas verdades quantas pessoas existirem? Não devemos confundir a verdade do outro com a nossa realidade. Cada um tem a sua realidade, ou seja, aquilo que vive. O que o outro vive é realidade para o outro, para mim é apenas verdade. Não é o que eu vivo. Verdade porque existe. Não pode ser negado, porém não é o que é vivido por mim. Comum se ouvir: “Minha realidade é outra”.

Aceitar que outras pessoas possam pensar, agir e viver diferente de si mesmo é compreender isso, e principalmente, respeitar o outro em sua forma de ser. A tolerância trás consigo a benevolência, que expressa uma forma positiva e benéfica de ver as coisas e as pessoas. Ser tolerante é ter uma visão positiva da vida e do Ser Humano. É compartilhar em todos os sentidos, em todos os segmentos de nossas vidas. É uma das condições básicas para que ocorra uma boa comunicação entre duas ou mais pessoas. O tolerante expõe, cuidando para não impor suas idéias. Busca o convencimento, a persuasão. Tem como fator orientador de sua conduta o diálogo, o buscar os fins com maior adequação, diferente de ter que ser do seu jeito. Consegue receber idéias diferentes e aproveitá-las, enriquecendo assim seu mundo experiencial, sua forma de viver.

Nos meios onde a tolerância predomina, as pessoas crescem constantemente, convivem harmoniosamente entre si e praticam a cooperação coletiva, não havendo espaço para posições individualistas, egoístas. É notório o grau de maturidade que elas apresentam em relação ao que fazem. Também repito que ser tolerante não é admitir ou permitir qualquer tipo de situação ou comportamento, mas sim não ser intransigente e intolerante com tudo e todos, sem nem mesmo refletir no que se está rebatendo.

Quem possui uma visão tolerante das coisas e das pessoas, possui também calma e maior domínio de si mesmo para lidar com os obstáculos, para superá-los sem desespero, agindo sem ferir os envolvidos. Experimente levantar-se com uma postura tolerante, olhar os afazeres de seu dia com a visão de que você está ali exatamente para resolver aqueles empecilhos que outrora lhe incomodavam, e então, constate a diferença dos resultados obtidos.

1 comentários:

Francisco Castro disse...

Olá, gostei bastante do seu blog. Ele é muito bom.

Parabéns!

Um abraço

Quem Sou Eu?

Minha foto
Indaiatuba, São Paulo, Brazil
Psicólogo, Psicoterapeuta, Practitioner Programação Neurolingüística, Administrador e Consultor de Empresas

Anúncios

Photobucket