quinta-feira, 7 de agosto de 2008

A Lei e o Caráter

Um leitor sugeriu que tratasse sobre as normas e regras que regem nossas vidas e as influências que as ocorrências da atualidade possam estar exercendo em nossos adolescentes. Assunto de extrema importância, procurarei dar elementos de reflexão mais do que de conclusão.

Vejamos algumas definições encontradas no dicionário:

A Lei: “Preceito emanado da autoridade soberana. Regra ou norma de vida. Relação constante e necessária entre fenômenos ou entre causas e efeitos. Lei civil – A que regula as mútuas relações entre os cidadãos”.

A Norma: “Preceito, regra, teor, exemplo, modelo”.

O Caráter: “Feitio moral, índole. Na psicologia, conjunto de características que constituem a personalidade”.

Pois bem, os pais são os primeiros modelos e exemplos de autoridade com que uma criança tem contato. A figura do pai (que é a Lei), não precisa estar necessariamente caracterizada no sentido literal da palavra. Essa figura pode ser representada pela mãe, avós, tios, enfim, aquela que irá orientar o menor na sua jornada pela vida e ele vai então, aprendendo a reconhecer possibilidades e a respeitar limites. A criança vai crescendo e vai questionando os porquês, recebendo assim, através das explicações e exemplos, os valores com os quais vai embasar seu caráter. Referencial que, embora possa ser mudado posteriormente, servirá de direcionamento para suas ações por toda sua vida.

No artigo anterior (Decisão e Ação - leia abaixo) falamos que tudo em nossa vida é conseqüente. Quando mencionamos leis, regras e normas, estamos falando simultaneamente de conseqüências, que podem ser positivas ou negativas. Pois bem, esse emaranhado contexto político que estamos vivendo, traz em seu bojo a seguinte mensagem: “Faça o que lhe dá benefícios próprios, independente de a quem estará ferindo, pois no final, será isentado das conseqüências que seus atos deveriam provocar”.

Mas política é um tema por demais polêmico e não é o foco da minha reflexão, mas sim as conseqüências negativas que determinadas atitudes de pessoas públicas podem trazer para os nossos adolescentes e para nós mesmos. Não me refiro apenas ao político, mas ao artista, ao ator, enfim, a todas as pessoas com destaque público e detentoras de influências, seja pelo poder, seja pela autoridade, seja pelo destaque em sua atividade, são modelos, servem de exemplo às pessoas que, como nós, compomos a grande maioria.

Uma preocupação que assola todos nós, brasileiros, é a falta de preocupação com a conduta ética e moral dos nossos representantes e dirigentes. Com isso, vamos aprendendo a banalizar o correto, o honesto! Debates em casa entre pais e filhos, no intuito de resgatar e defender valores, são de suma importância. Retomar o diálogo, citar exemplos, mostrar conseqüências, recuperar valores e ressaltar o lado negativo dos que se deixam levar pela visão da recompensa. Isso é urgente! Mais ainda, é urgentíssimo!

É comum observarmos que as pessoas se sentem perdidas entre seguir os “padrões transmitidos” – hoje quase uma teoria – ou os exemplos dados por aqueles cuja responsabilidade maior é desprezada em benefício e proveito próprio. Sabemos que o dito: “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não funciona. São nossas ações que prevalecem e não nosso discurso.

Tantas referências desencontradas e distorcidas mostram claramente o que temos vivido: desrespeito aos valores consensados, mas não praticados. Conflitos internos povoam consultórios médicos em busca de calmantes e, no entanto, não percebem que suas origens estão nas distorções de caráter que ora se alimentam. Quantos, em meu consultório, manifestam-se “errados”, pois seus valores são diferentes dos que se vêem praticados no dia-a-dia, gerando e alimentando seus conflitos.

2 comentários:

Unknown disse...

Ei Paulo.... Estou feliz por vc... pelas suas conquistas... Os artigos eu os conheço, de cor e salteado..rrsrsr.... mas sabia que ainda assim eu os leio???? Fica com Deus... Beijos

Paulo Antolini disse...

Oi, Sô. você é parte ativa dessas conquistas.
Bjs

Quem Sou Eu?

Minha foto
Indaiatuba, São Paulo, Brazil
Psicólogo, Psicoterapeuta, Practitioner Programação Neurolingüística, Administrador e Consultor de Empresas

Anúncios

Photobucket