quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Perdas ou Renovações

Em épocas de tantas transformações, onde todos comentam sobre a rapidez em que as mudanças acontecem, estamos deixando de considerar que cada um de nós também está passando por elas. A pergunta “o que está acontecendo, meu Deus?”, é cada vez mais freqüente. As mudanças estão ocorrendo em todos os níveis e aspectos de nossas vidas. Mudanças materiais, afetivas e na própria identificação espiritual, onde a busca por religiões e “seitas” fazem-se sentir muito claramente.

Observem como o dinheiro está mudando e muito abruptamente de mãos. Pessoas que sempre apresentaram estabilidade financeira, hoje atravessam dificuldades enormes. Empresas que sempre foram estáveis, agora deparam-se com sérias ameaças. Afetivamente, casais que todos consideravam de “estrutura inabalável”, percebem-se desfazendo suas uniões, surpreendendo a todos e a si mesmos com o ocorrido. E quanto às crenças, observamos o entra-e-sai de pessoas em igrejas, centros, templos e outros nomes mais para os locais de encontro e cultivo da espiritualidade. E mesmo assim, a insatisfação se mantém.

Há mais que uma inquietude em nossas vidas. Há também o pânico. Irritabilidades, dores, doenças, incompreensões, divergências proliferando e trazendo transtornos ainda maiores. Noites mal dormidas, não há lazer que nos devolva o descanso interno e que nos propicie a paz. Fortes depressões e conseqüente dificuldade em reagir na busca por saídas e soluções.

Sabem por quê? As pessoas estão considerando tudo isso como perdas e não como renovações necessárias e inevitáveis, cujas ocorrências não dependem do nosso querer, mas sim da sinergia do universo, do qual somos parte integrante. E sabem o que mais? Não adianta lutar contra. Quem o faz é massacrado. Sucumbe.

Mas não estamos vivendo holocaustos universais (em alguns casos, pessoais). Apenas estamos perdendo o que nunca tivemos: os pontos de segurança externos. Mas se nunca tivemos, como perdemos? Vocês já viram uma casa, pós-reformada, manter o mesmo aspecto, a mesma pintura, a mesma aparência?

Infelizmente, grande parte das pessoas continuarão achando que estão perdendo e não poderão fazer nada para impedir o “massacre” que estão sofrendo. Mas uma boa parte de nós está tomando consciência de que está ocorrendo um movimento onde se faz necessário, de nossa parte, o desprendimento. Muito está indo embora sim, mas não é perda. É libertar-se para que possa ocorrer essa renovação. É a raspagem da tinta, ou mesmo a substituição do reboque para que se efetue a reforma.

Observe tudo o que está acontecendo com você. Para não se atrapalhar, escreva. Em todas as situações em que identificar “perdas”, analise as razões e por que você não conseguiu evitá-las. Em alguns casos, perceberá decisões mal tomadas, descuidos que poderão ser posteriormente consertados. Mas, na grande maioria das vezes, perceberá que as situações foram ocorrendo à revelia da sua vontade, sem a imediata percepção dos fatos. Dê uma parada. Reflita em tudo que está “escapulindo” de seus domínios e olhe com os olhos da renovação. Ao fazer isso, conseguirá evitar o desespero que cega e impede de se perceberem os benefícios.

Se o emprego estável já não existe, há alternativas que nos farão viver, e de repente, encontrar algo que nos será muito mais satisfatório e recompensador. Se a relação se rompeu, ficar se martirizando é impedir-se de, ao cuidar de si próprio, encontrar um novo amor, com muito mais felicidade. Tome cuidado com o tipo de “deus” que você busca em igrejas, centros e templos, pois nestes locais nós encontramos o ambiente mais propício e facilitador para o cultivo de nossa fé. Porém, Deus está, antes e acima de tudo, dentro de cada um de nós. Buscar fora é não encontrá-Lo e pior, perder a fé em Sua existência e poder.

Acredite: “Há males que vêm para bem”. Esta é uma expressão que devemos entender sem lamúrias ou choros. Portanto, receber nossas transformações de braços abertos nada mais é do que estar em sintonia e harmonia com as Forças Universais. É ganhar. É crescer.

0 comentários:

Quem Sou Eu?

Minha foto
Indaiatuba, São Paulo, Brazil
Psicólogo, Psicoterapeuta, Practitioner Programação Neurolingüística, Administrador e Consultor de Empresas

Anúncios

Photobucket